quarta-feira, 1 de outubro de 2014




“I`m forever blowing bubbles “

Havia frivolidade e desapego, conversas animadas entre mulheres que jamais saberiam os nomes umas das outras . Haviam oportunidades perdidas e haviam oportunidades deixadas, mas principalmente uma condição ; não havia “ ..segundo  acto na vida Americana” como disse S. Fitzgerald . A mulher da Belle Èpoque , vive  de uma atmosfera luminosa e não quer perder a juventude. Não quer perder nada.
Gosta da moda e do espectáculo, fuma, bebe, dança  Charsleton e Fox –Trot . Vota. Chamaram-na  de “ Flapper” por ser tão participativa e ao mesmo tempo desapegada da vida .  Procura o amor atrás das portas ou das cortinas em jeito de boneca ou corista sem nunca perder as plumas, e até, tem na ideia parecer mais velha.

  A “ Flapper” pode estar perdida ou ser capturada mas nunca quer ser resgatada . Gosta de ser o espectáculo e o drama, desde que, encenado no exagero, pois só este reconhece o que ambiciona;  a  vantagem. De facto, o que perseguia  a época e o que perseguia Gatsby  era a  “…. Abominável poeira que pairava sobre os seus sonhos…”  (  S Fitzgerald in the Great Gatsby)

 


Sem comentários:

Enviar um comentário