quinta-feira, 19 de junho de 2014

“ E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto”“ Rubem Fonseca



Diz-se que, Freud, quando foi interrogado sobre o significado de fumar charuto respondeu   que; “ Às vezes um charuto é apenas um charuto” livre de desejos reprimidos. A mim, não me convence por completo. Tudo no charuto me estimula a imaginação no sentido; do poder no  masculino. Muito importante para me relacionar. Mesmo sem estar perto dos homens neste momentos, absorvo esta ideia, do tamanho, da fumaça, projectada do interior para o exterior, e isso embala-me e tal como aos fumadores impede-me de vêr com nitidez o mundo á minha volta. A atmosfera fica turva. Parece, uma meia verdade ou uma não verdade que está ali para nós. Pronta a ser protagonizada. Segundo a psicanálise esta ideia  pode levar á construção do Alter ego. Quem sabe.

Freud fumou charuto sempre, cerca de vinte por dia, por isso sem charutos não teria havido psicanálise e ao contrário das declarações que lhe atribuíram, um charuto vale por tudo, menos por sí próprio. È evocativo de status social e autoridade paterna, um verdadeiro ritual de iniciação. Uma ambição.

O charuto é uma recompensa ou um alívio uma substância de lazer, um apetite físico e espiritual, um atributo hedonista. Não é precário nem efémero, antes individualista, pelo desejo dominante. “Bebo muito. Quase não durmo e fumo um charuto atrás do outro. É por isto que estou duzentos por cento em boas condições físicas e mentais." (Winston Churchil)

Por curiosidade, a palavra charuto deriva de cheroot, um tipo de charuto muito popular na era vitoriana. Muito depois vem a história dos “ Cohiba” que começou com os charutos fumados por um guarda costas de Fidel de Castro, que, ao notar o aroma que exalavam mandou doravante produzi-los no mesmo local. A aparência fálica do charuto é tangível porque testemunha a virilidade. Celebra a vida e pode até ser uma alternativa ao vazio da existência. Diz-se que Pablo Picasso nasceu morto e Don Salvador, seu médico soprou-lhe fumo de charuto na cara e este fez com que ele começasse a chorar.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário